LIKE

sábado, 18 de julho de 2015

Vitamina K

Vitamina K melhora na coagulação sanguínea e a saúde dos ossos

Este nutriente também pode contribuir para a saúde dos vasos sanguíneos

O brócolis é rico em vitamina K - Foto: Getty Images
O brócolis é rico em vitamina K
A vitamina K é lipossolúvel e se divide em k1, k2 e k3. A vitamina K1 é encontrada em alimentos de origem vegetal, a k2 é produzida pela nossa flora intestinal e a k3 é produzida em laboratório. Esta última versão é utilizada nos suplementos e é bem absorvida pelo organismo. 
A vitamina K é essencial para o organismo. Ela ajuda na coagulação sanguínea, contribui para a saúde dos ossos e pode ser utilizada em bebês prematuros. 
Algumas pesquisas apontam que a vitamina K também contribuiria para a saúde dos vasos sanguíneos. Afinal, a elasticidade e complacência dos vasos precisa estar correta para que eles consigam aceitar a pressão sanguínea sem se romper.
A vitamina K pode ser encontrada em diferentes alimentos. Boas fontes dela são o brócolis, couve-flor, o agrião, a rúcula, o repolho, o nabo, a alface, o espinafre e outros vegetais verdes. 
É preciso ingerir apenas 50 gramas destes vegetais para ter a quantidade diária recomendada de vitamina K. Os óleos vegetais, como o azeite, também contam com o nutriente. As oleaginosas, o abacate, o ovo e o fígado também possuem boas quantidades de vitamina K. 

Fontes consultadas:

Nutrólogo Roberto Navarro 
Nutricionista Marcela Sansone, especialista em nutrição Ortomolecular e Esportiva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário